tag:blogger.com,1999:blog-962301550479114150.post4002434541789182346..comments2023-11-05T01:05:09.301-07:00Comments on Pensamentos de uma Preta Africana: Expansão da educação em Moçambique: entre o ideal e o realNyikiwahttp://www.blogger.com/profile/02212766531432581004noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-962301550479114150.post-46978438840547409102010-12-06T09:50:27.152-08:002010-12-06T09:50:27.152-08:00olá,Niykiwa!!
a política para colocar a educação á...olá,Niykiwa!!<br />a política para colocar a educação á margem das prioridades dos governos está sendo ponto pacífico não só para países explorados como também para oa países exploradores,países como a frança, por exemplo,com grande tradição e luta pela educação, estão sofrendo um desmantelamento sem precedentes.<br />é isso ae, muito bom o blog!<br />grande beijo!LuCiAnO aLvEshttps://www.blogger.com/profile/03474330986155232056noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-962301550479114150.post-80467080133649929822010-11-16T05:43:43.598-08:002010-11-16T05:43:43.598-08:00Noto uma preocupação enorme do Mutisse com relação...Noto uma preocupação enorme do Mutisse com relação à contribuição do Bilinguismos para a qualidade do ensino, o que é legítimo.<br /><br />Porém, penso que deve estar a esquecer dos grandes debates que tecemos em volta deste tema!!! O ensino ou mesmo a educação em Moçambique tal como outras actividades sociais, contam em grande medida com o financiamento externo. A questão é: interessa a quem o bilinguismo? “Aí, vamos ao estatuto axiológico da educação em Moçambique” do Severino Nguenha.<br /><br />Para dizer que não se pode falar no Bilinguismo sem olhar para os custos! Quanto custa o ensino de uma língua mesmo ao nível não formal?Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12730993094219935063noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-962301550479114150.post-23607313172156684142010-11-15T22:45:12.886-08:002010-11-15T22:45:12.886-08:00Sabe, tenho um problema grande com a forma como to...Sabe, tenho um problema grande com a forma como tomamos este assunto "objectivos de desenvolvimento do Milenio". Alguem disse ate 2015 temos que garantir acesso a escola e ninguem pensou nas especificidades de cada pais.<br /><br />Nos mesmos(fora a questao dos ODM) estamos a levar tempo a mais para olhar o pais que somos e definir estrategias consentaneas sobre como escolarizar o mocambicano.<br /><br />Neste espaco debatemos em tempo a influencia das nossas linguas e o enfoque que elas deveriam ter na nossa escolarizacao. Avancamos? Nao. Entao como querem que o meu primo de Manjacaze que so OUVE (nao fala) portugues na escola aprenda a resolver "problemas simples" que lhe sao "ensinados" numa lingua que ele desconhece? Henwina mane pa? Como?<br /><br />Nao havera qualidade de ensino se pensarmos APENAS em diminuir alunos, por quadro preto, giz e professor qualificado descurando a realidade que nos circunda. A maioria da populacao mocambicana eh rural; a maioria esmagadora dessa so toma conhecimento do portugues na escola. A partir desse momento obriga-se a crianca a ler e entender uma lingua que desconhece, a aprender matematica numa lingua estranha e SER BOM. Eh dificil meus irmaos se nao mesmo impossivel.<br /><br />O pais tem que virar para si e valorizar as nossas linguas como instrumentos uteis para o ensino e aprendizagem sem descurar do esforco do ensino do Portugues como lingua unificadora nem do ingles como lingua da integracao regional e/ou global.<br /><br />Fora isso, minha amiga voltara a este espaco com este assunto.Julio Mutissehttps://www.blogger.com/profile/17127735367150659078noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-962301550479114150.post-87272662776666658912010-11-15T00:03:58.501-08:002010-11-15T00:03:58.501-08:00Muitas crianças não concluem a sua educação e desi...Muitas crianças não concluem a sua educação e desistem como resultado da fraca qualidade do ensino, salas de aulas superlotadas e da impossibilidade de comprar uniformes, livros e outros custos relacionados com a escola (idem)."<br /><br />Muito bem muito tem se discutido nesta materia. Ma so para uma compreencao<br /><br />Qual é a relação desistência ou abandono e qualidade de ensino? Até quando pode-se falar na fraca economia doméstica para custear o ensino obrigatório? Se a prior é gratuito!!!<br /><br />Sabe, eu julgo que muitos estudos encomendados são descritivos de mais e muito menos analíticos!<br /><br />Não vou entrar na discussão sobre a questão do acesso (que alguma forma trazes ao debate) que julgo também um tema extremamente complexo porque para além da falta de infra-estruturas que o governo e os doadores muito têm feito face a este. No entanto, existem outros factores não menos importantes que reduzem este esforço desde o demográfico, cultural, fenómenos naturais, e economia local.<br /><br />Podemos recuar no tempo, quais eram os níveis de desistência nos anos 80? Qual foi a sua projecção ao longo dos anos até hoje? <br /><br />Parecendo menos importante, a avaliação do ensino em Moçambique precisa de um olhar para outras vertentes menos tradicionais. Por exemplo: porque a geração 8 de Março teve bons resultados ao nível de ensino se eles também não tinham formação psico-pedagógica? Qual era a motivação (talvez a igualdade entre funcionários)? Hoje o professor mesmo o universitário é classe mais desprezível que temos na sociedade!!! <br /><br />Quando os funcionários da AT, do BM e outros sectores são mais bem pagos e levam uma vida melhor! O individualismo promovido pelo valor da diferenciação absoluta entre funcionários do mesmo patrão pode ser o calcanhar de Aquiles... na motivação da classe docente. O resto é conversa para boi dormir.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12730993094219935063noreply@blogger.com