Wednesday, November 12, 2008

Gravidez é Crime?

Estava esta manhã a escutar o noticiário da BBC e na rubrica que essa estação emissora tem sobre a mulher abordou hoje a problemática da gravidez na adolescência, e sobretudo entre adolescentes estudantes.

O que se procurou mostrar é que as raparigas quando engravidam são proibidas ou condicionadas a estudar. Em Moçambique, as raparigas quando engravidam frequentando a escola no período diurno, são forçadas a estudar a noite ou a anular a matrícula.

O que me desperta interesse neste tema é o seguinte: porque é que somente a rapariga é penalizada com essas medidas? Pelo que eu saiba, a concepção de um filho não é obra exclusiva da mulher. Se a rapariga é penalizada, o homem ou o rapaz coo-autor da gravidez também o deve ser.

As raparigas para continuarem a estudar muitas das vezes se vêm na contingência de esconder a barriga, não sairem da sala de aulas nos intervalos, dentre outras estratégias que elas mobilizam para continuar a estudar.

Acho que privar as raparigas de estudar por causa da gravidez não é a solução. Acho que o que deve se fazer é conscientizá-las acerca das suas responsabilidades a partir do momento que concebem uma criança. Privá-las do direito à educação é perpetuar a possibilidade de não ter mais mulheres com acesso à educação e consequentemente reduzir o seu poder de negociação nas mais diversas esferas da sociedade.

Porque é que as raparigas são banidas da escola? Será que os autores desse banimento temem que a "moda pegue"?

9 comments:

Ximbitane said...

Gravidez é crime sim, em mentes retrogradas! Como e onde se arranja coragem para, no momento em que adolescentes mais precisam de apoio, as espezinhar? Nao é esta uma ocasiao para mostrar que gravidez nao é doença e que se deve continuar os estudos?

Reconheço que é uma irresponsabilidade por parte dos jovens (rapazes e raparigas) e, acima de tudo, da sociedade permitir que isto aconteça em epoca onde falar de sexualidade quase virou banalidade. Nao estara ai o erro na banalizaçao da sexo?

O que faz a sociedade para evitar este e outros males a isto relacionados? E mais conveniente tapar o sol com a peneira do que construir uma esplanada!

Nyikiwa said...

Mana,

Concordo contigo em "género, número e grau". Afinal, muitas das vezes não conversamos com os jovens antes que as coisas aconteçam. Temos a mania de "nivelar por baixo" como diz o Emídio Gune.

Anonymous said...

Oh, Ximbitane vamos la, banalizacao do sexo? Sexo deveria ser sagrado? Brincando a gente conversa, vamos la. Nyikiwa, pode depositar os direitos de autor para eu pagar ao tipo de onde roubei a ideia.

Anonymous said...

Hoje, estou feito um esquecido, nao assinei o post. Epa quando crescer quero ter um blog tambem. Emidio Gune

Magus DeLirio said...

Ola mana!

Claro q gravidez não é crime. E a moda q se teme q pegue, só existe porque muitos de nós passamos a vida a esquivarmo-nos de assuntos tão pertinentes como a sexualidade. E mesmo se fosse quem deveria pagar pelo crime? A moça q fica grávida, o seu parceiro, os pais q não lhe falaram de sexo ou todos os que a rodeiam?

Ximbitane said...

Mas, o que o Emidio, me queria dizer mesmo? Juro que não percebi!

Anonymous said...

Ximbitante, veja se percebi bem o que escreveu, "Nao estara ai o erro na banalizaçao da sexo?". Se tiver isso, continua a provocacao, o que chama banalizacao de sexo?

Anonymous said...

De novo, esqueci-me de assinar, Emidio Gune

Anonymous said...

parabens pelo tema interessante.

Como e que podemos explicar a falta de conversa sobre sexo com os jovens? Alguns jovens encontram-se na drenalina da dinamica da joventude, o que lhes impossibilita dar ouvidos a ideias diferentes.

Outra coisa e que a sociedade compreende que mulher gravida representa a razao de um acto sexual. Neste caso a mente social crucifica a jovem mulher gravida, onde se associa a ausencia de metodos de proteccao contra doencas infcciosas, a desobediencia das regras matrimoniais, estando deste modo a se associar a gravidez ao modo como ela aparece tendo em conta o tabu do acto sexual. o jovem porque nao aparece gravido jamais lhe e feito essas insinuacoes. Esta mal preta Africana.
Narieta.