Thursday, September 25, 2008

Corrupção ou roubo?

Foi com tamanha surpresa que recebi a notícia acerca da detenção do senhor Almerino Manhenje, ex-ministro do interior e dos assuntos de segurança na presidência da República de Moçambique. Recebi chamadas e mensagens a darem conta do sucedido. Num primeiro momento, fiquei incrédula face à notícia uma vez que não é prática em Moçambique divulgar-se ou deter dirigentes e figuras proeminentes.

Algumas correntes de opinião defendem que a detenção de Manhenje é apenas para satisfazer as vontades dos doadores, que já há muito clamam por resultados de combate à corrupção. Acho que há um equívoco a esclarecer: corrupção é totalmente diferente de roubo, e pelo que percebi o senhor Manhenje está sendo indiciado pelo desvio de 220 milhões de meticais da nova família do metical, o que quanto à mim remete para roubo e não para corrupção, visto esta ter a ver com a capacidade de outrém corromper outrossim. O roubo por sua vez se refere ao furto da coisa alheia, e neste caso vertente foi furto da coisa pública.

Agora resta saber qual será o andamento deste caso que pegou os Moçambicanos de tamanha surpresa!

1 comment:

Ximbitane said...

Bravo, makwero! Seja como for, o mais importante é que finalmente vemos peixes graúdos ou melhor ladrôes graúdos a serem chamados à justiça pelos seus actos.